Sobre o Projeto

Acompanhar toda a prestação de contas dessas eleições não é tarefa simples. Desde que foi criado em 2017, este será o maior orçamento do Fundo Eleitoral, cerca de R$ 4,9 bilhões para financiar todas as candidaturas dos 32 partidos. Apesar da Lei das Eleições garantir que candidatos(as) e partidos disponibilizem os valores arrecadados e os gastos de suas campanhas, acessar e comparar essas informações é uma tarefa que demanda tempo de pesquisa e análise.

O painel interativo Siga o Dinheiro chegou para trazer mais transparência e acessibilidade para esse processo, permitindo que o eleitorado visualize como os recursos estão sendo distribuídos. São várias visualizações interativas, feitas a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados automaticamente, que possibilitam análises com recortes geográficos, raciais, de gênero e muito mais.

O projeto é uma parceria entre a Base dos Dados, organização não-governamental sem fins lucrativos e open source que atua para universalizar o acesso a dados de qualidade, e o JOTA, empresa de jornalismo e tecnologia para tomadores de decisão que tem como missão tornar as instituições brasileiras mais transparentes e previsíveis.